Quantidade de Páginas visitadas

PROJETO HORTA E PAISAGISMO
Projeto realizado pelas professoras: Aida Gregório Quenehen, Dirce de Silva, Euzira Tognato, Heloyse Lima Vidal, João Carlos Rosetto e Yolanda Maria Machado, juntamente com alunos, este nasceu da necessidade da inclusão dos alunos na realidade global no que diz respeito à Educação Ambiental, visando a sustentabilidade do Meio Ambiente, ensinando o respeito mútuo entre a Sociedade e a Natureza, entendendo esta como sendo a sua morada.

O presente projeto visou transformar espaços existentes na Escola, em um local agradável e acolhedor à comunidade escolar, utilizando-se de técnicas de paisagismo e jardinagem, para fazer a construção de canteiros de plantas ornamentais, ervas e temperos verdes. Estes servirão para embelezar o ambiente e dar mais sabor a alimentação em suas casas. O contato com a terra no preparo dos canteiros, o encanto com as sementes que brotam, a prática diária do cuidado (regar, transplantar, tirar matinhos),é um exercício de paciência e perseverança, até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em plantas e flores viçosas e coloridas.

Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.

O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta e o jardim é possível imaginar, que cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto. A intenção do projeto Paisagismo na escola: beleza, saúde e sabor é torná-lo um patrimônio da escola.


BRIGADA ESCOLAR
No dia 29 de agosto todos os alunos do CIC participaram da 2ª simulação de evasão do prédio escolar, dentro do Programa Brigada Escolar da SEED, coordenado pela Casa Militar da Governadoria do Estado.

Esta foi a segunda simulação, que tem inclusive data definida dentro do Calendário Escolar do estabelecimento, como forma de garantir que todos os membros da comunidade escolar participem desta atividade que visa preparar para ações evasivas e preventivas de incêndio.

Há no Colégio uma equipe constituída de “brigadistas” que inclusive fazem capacitação via “on-line” e treinamento na manipulação de equipamentos de combate a incêndio.



SETE DE SETEMBRO
O Colégio Ivone Castanharo fez bonito no Desfile Cívico de 7 de setembro, apresentando o tema “Brasil Pais Multicultural – Paraná – Estado de todas as gentes”. Aproximadamente 150 alunos e professores desfilaram no dia acompanhados da nossa belíssima fanfarra, recentemente constituída para engrandecer o nome da nossa escola e comunidade em eventos desta ordem.


SOLIDARIEDADE
No final do mês de agosto nossa escola, através das Diretoras Tânia Chrastek e Silvana Ilucenski fizeram a entrega de quilos de alimentos não perecíveis, arrecadados pelos alunos, professores e funcionários com o objetivo de retribuir a participação da Escola no Teatro Municipal quando a realização da Noite da Poesia, ocorrida em 04 de setembro.

Os alimentos foram recebidos no Colégio pela Primeira-Dama sra Hosana Avila Tezelli e Marlei Formentini, Secretária de Cultura do município.



“Semana Internet Segura na Escola”.
Dando efetividade às ações previstas no Projeto CONECTADOS 2.0 da Secretaria de Estado da Educação, o Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo –EFM realizou entre os dias 28/08 e 01/09 uma série de atividades vinculadas às Tecnologias de Informação e Comunicação – TCDIs , com foco voltado para o uso seguro da Internet.

Turmas dos três períodos de funcionamento da escola realizaram atividades orientadas pelos professores das mais diversas áreas, produzindo cartazes, textos, paródias, entre outros.

Os destaques da programação foram o Debate sobre o uso seguro da internet envolvendo os dois primeiros anos do Ensino Médio, na disciplina de Sociologia, mediado pela professora Maria Regina Varolo, no qual os alunos puderam expor pontos de vista conflitantes e convergentes sobre a utilização das mídias. O debate teve como subsídio o conceito de “Modernidade Líquida” do sociólogo polonês Zygmunt Bauman e o texto “A Memória e o Caos Digital”, de Fernanda Colavitti.

Também destaque foi a palestra da sobre “Cyberbullying” , ministrada pela professora Janislei Dala Rosa Silva, referência em nossa município e região quando o assunto é “Bullying”.

Fundamental também foi a contribuição de professores e alunos do curso de Ciências da  Computação da UTFPR – Campus de Campo Mourão que ministraram palestra nos três períodos sobre “Segurança na Internet - Cybersegurança”, dando dicas e passando informações fundamentais para aqueles que acessam rotineiramente a “web” e redes sociais.



II mostra de Cutura e Arte do NRE
Alunos dão show em Mostra Cultural, desafios, limites, obstáculos, tudo devemos superar para alcançar nossos sonho, superar para realizar nossos desejos.... é necessario atitude, é necessario ação .....circo, dança, entusiasmo, Colégio Ivone Castanharo apresenta a vocês "Superação."



acesso a fotos: photos.app.goo.gl/SV4EBexYsY8YPqgF3

PARCERIA COM A BIT CONTROL
Em parceria com a Bit Control, a Escola promoveu uma formação com os alunos com foco em, Autoconhecimento,  Elaboração de curriculum, Entrevista de emprego e Comunicação eficaz..

Foram atendidas aproximadamente 80 alunos.

Foram três noites de muito aprendizado e troca de conhecimento. Esta formação teve como principal objetivo apoiar o desenvolvimento dos Estudantes bem como promover e motivar nos mesmos a vontade de ser profissionais de sucesso através da realização dos seus sonhos.

"Parabéns aos participantes pelo empenho e dedicação na participação das atividades e dinâmicas."


DIA DO ESTUDANTE
Foi comemorado com muito entusiasmo o Dia do Estudante no Colégio Ivone Castanharo em 10 de agosto, quinta feira. Uma extensa programação marcou a data onde ocorreram competições esportivas, apresentações, homenagens e muita descontração entre alunos, professores e equipe diretiva.

Este ano, uma atração à parte foi o “Karaokê”, que entusiasmou bastante a galera que demonstrou seu talento com muita disposição e talento.

Um lanche especial foi oferecido pela Direção, através das professoras Tania Sidinei e Silvana Teixeira, que contaram na organização do evento com a participação sempre presente do Grêmio Estudantil Machado de Assis – GREMA.





acesse mais fotos:

photos.google.com/share/AF1QipNcsFjdLeMy21ddqentnscTT_itBTBDqb1VZj1cFBif-69p5a_2FiYCekHDr9QApw
PAI: SINÔNIMO DE AMOR.
“ O homem que é pai sabe que esse é o maior privilegio de sua vida !” . Esta foi a acolhedora frase com a qual os pais foram recebidos na noite do dia 10 de agosto, data que o Colégio Ivone Castanharo celebrou o Dia dos Pais. Num ambiente bem acolhedor, os pais foram homenageados com apresentações musicais, declamação de poesias e um animadíssimo Bingo. Não se esquecendo da partida de Voleibol disputada entre professores x alunos e pais, vencida pelos alunos e pais. Parabéns.


RAFAEL É BRONZE
                 Rafael Alves, aluno do 1º Série do Ensino Médio, período noturno fez bonito este ano na 12ª OBMEP-Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, o conquistando a medalha de bronze correspondente ao 3º lugar entre as escolas públicas estaduais de Campo Mourão. A premiação aconteceu no dia 10 de agosto, no auditório da UTFPR Campus de Campo Mourão, contando com presença de várias autoridades.

                 Rafael foi acompanhado pela Diretora Tânia Chrastek Sidinei e por Pedro Benedito Patrício, professor da disciplina de Matemática da turma em que Rafael estuda atualmente.

Parabéns Rafael pela conquista que eleva o nome da nossa Escola.


 

Atividade de Matemática com os alunos do 9º ano.
É possível medir a largura de um rio sem atravessá-lo?

E a altura de uma arvore?

Quando Tales de Mileto, cerca de seiscentos anos antes do nascimento de Cristo, se encontrava no Egito, foi-lhe pedido por um mensageiro do faraó, o nome do soberano, que calculasse a altura da pirâmide Quéops. Tales apoiou-se a uma vara espetada perpendicularmente ao chão e esperou que a sombra tivesse comprimento igual ao da vara. Disse então a um colaborador:



"Vai mede depressa a sombra: o seu comprimento é igual á altura da pirâmide"

Já deu para perceber que as respostas para as questões são sim.

Após a introdução sobre Teorema de Tales os alunos do 9º ano foram a campo para confirmar na pratica esse teorema.





Os alunos perceberam que a altura de uma árvore e sua sombra em um mesmo horário formam triângulos semelhantes ao de uma estaca e sua sombra, tornado possível o cálculo da altura de árvores, postes, torres ou prédio.






acesse mais fotos: goo.gl/photos/yj5ExTJm4eFyNYHRA




COMBATE AO BULLYING E GALERA DA PAZ
A linguagem, como instrumento dialógico, materializa-se e tem significação na constituição do pensamento e na construção do conhecimento do indivíduo. Desta forma, as condutas humanas, discriminatórias ou não, têm influência sobre estruturas sociais existentes e nos agentes e atores, membros de determinada sociedade.

Através da análise de diferentes usos da linguagem expressa de maneira escrita e oral, no cotidiano escolar, pelos alunos, pôde-se perceber a importância do trabalho com a prevenção de conflitos e violência, conhecida no meio escolar como bullying. Com esta finalidade, o Colégio Estadual Ivone Soares Castanharo ofereceu aos pais e comunidade escolar a palestra de ORIENTAÇÃO E COMBATE AO BULLYING, proferida pela professora Janislei Dala Rosa Silva, no dia 28 de junho, como parte integrante do segundo ENCONTRO DE PAIS desenvolvido pela instituição, que atua de maneira intensa na prevenção do fenômeno tão prejudicial ao desenvolvimento dos estudantes, desde 2006.

Inserido, também, nas ações de combate ao bullying está o projeto GALERA DA PAZ, que iniciará novamente no segundo semestre de 2017. O projeto consiste em divulgar o que representa esse fenômeno e agir de forma a evitá-lo. O objetivo principal da GALERA DA PAZ é orientar e instruir os alunos para que divulguem os conhecimentos adquiridos através debates, palestras, concursos e pesquisas sobre o assunto para toda a comunidade escolar, tornando, assim, a escola um ambiente alegre em que as crianças e adolescente sintam prazer em permanecer, evitando-se qualquer tipo de conflitos e violência ou, ao menos, tentando diminuí-los.

Os participantes da “Galera” aderem ao projeto de forma espontânea e são orientados e incentivados a agirem como disseminadores das idéias relacionadas ao combate ao bullying.

A próxima ação de combate ao bullying no Ivone Castanharo é o I CONCURSO DE CARTAZ DE COMBATE AO BULLYING, lançado brevemente.

Assim, de forma simples e efetiva, o colégio implementa ações de valorização da paz e da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.






Para acessar mais fotos clique aqui:   photos.app.goo.gl/b8zxdm1ArgOL32v52


INICIAÇÃO CIENTÍFICA: RETOMANDO OS TRABALHOS
Com o objetivo de retomar as atividades do grupo de Iniciação Científica de Colégio foi realizada no dia 10 uma reunião com o professor Ed.Carlos Silva da área de Ensino do NRE de Campo Mourão e os alunos sugeridos pelos professores para integrarem os "pesquisadores" deste ano.

Nosso Colégio foi pioneiro na reunião e até no Estado de Paraná em organizar grupos de estudos de iniciação Científica, envolvendo os alunos ensino fundamental e médio,  orientados por professores do estabelecimento, que por sua vez orientados por mestres e doutores do IES- Instituto de Ensino Superior de Campo Mourão.

Como fruto do projeto iniciado em 2006 vários alunos participaram de eventos de pesquisa em IES de Campo Mourão e da região, inclusive com banners e publicações, resultando num livro a partir da coletânea de artigos dos alunos da nossa e de outras escolas, publicando sob a supervisão do professor Ed. Carlos Silva.

Este ano está programado para o segundo semestre a realização de cursos de capacitação e atualização aos professores do Colégio e os primeiros contatos com os alunos participantes. 







Para acessar mais fotos clique aqui: photos.app.goo.gl/kkViyUieZEeF9pjg1


OFICINA DE QUADRINHOS





Os quadrinhos são uma linguagem de arte muito importante e valiosa para a humanidade, e tanto a sua contextualização quanto o seu fazer artístico ocorrem com a criação de uma revista que tenha o contexto histórico divulgado, que mostre essa influência da arte na nossa realidade, além de expor o trabalho realizado pelos alunos que participam do projeto.



A oficina acontece com aulas expositivas, com fruição de obras consagradas e a confecção da arte de forma tradicional e com auxílio de digitalização, com o uso de softwares de desenho e diagramação. As aulas são mediadas pelo professor de arte, Márcio Apoca.



O trabalho feito pelos alunos pode ser acompanhado pela comunidade, na página:www.facebook.com/quadrinhotropicalista/

FESTA JULINA DO CIC
Mantendo a tradição o Colégio Ivone Castanharo realizou no último dia 08 sua Festa julina, promoção conjunta da Direção da Escola e a APMF- Associação de Pais, Mestre e Funcionários do Colégio, com a finalidade de arrecadar recursos para melhorias estruturais do Colégio.

Danças e barracas de comidas típicas fizeram a alegria das centenas de alunos e convidados que compareceram na tarde festiva. Este ano teve novidade, o 'touro mecânico" e o 'escorregador gigante" foram atrações a mais para animar os participantes.

As direções do Colégio e da APMF agradecem a todos e todas que de alguma forma colaboraram para o sucesso de mais esta realização do CIC.





Clique aqui para acessar mais fotos:photos.app.goo.gl/dZq96mPazhKly0r03

















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito